📌 O dom de línguas (Para cristãos)
1 Coríntios 14:1-4 NAA
[1] Sigam o amor e procurem com zelo os dons espirituais, principalmente o de profetizar. [2] Pois quem fala em línguas não fala para as pessoas, mas fala para Deus; ninguém o entende, pois, por meio do Espírito, fala mistérios. [3] Mas o que profetiza fala para as pessoas, edificando, exortando e consolando. [4] O que fala em línguas edifica a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
https://bible.com/bible/1840/1co.14.1-4.NAA
🤔 Antes de entendermos essa perícope, é importante observar o objetivo do dom de línguas. Para que serve o dom de línguas?
No evangelho de Marcos 16:15-18, Jesus diz aos discípulos para pregarem o evangelho a todo o mundo, e que alguns sinais os acompanhariam; um deles era falar em novas línguas. Observe que o objetivo é um sinal para "o não crente", como diz em 1 Coríntios 14:22:
1 Coríntios 14:22 NAA
...Portanto, as línguas constituem um sinal não para os que creem, mas para os que não creem; a profecia, no entanto, não é para os que não creem, e sim para os que creem...
🤯 Mas, quando alguém fala em línguas, fala em mistério. Por quê? Não é para os não crentes entenderem? Se observarmos Atos 2:4-8, entenderemos o dom de línguas em profundidade.
Atos 2:4, 7-8 NAA
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem... Estavam atônitos e se admiravam, dizendo: — Vejam! Não são galileus todos esses que aí estão falando? Então, como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?
Em Atos 2, no dia de Pentecostes, eles falavam à medida que "o Espírito Santo lhes concedia que falassem...". Observe que o dom sobrenatural do Espírito Santo concedia a capacidade de falar em várias línguas para que as pessoas entendessem em seu idioma materno.
🧐 Não devemos cair em falácias aqui. Os "não crentes" são pessoas não convertidas que ainda não creram no evangelho — e esse era o caso das pessoas no Pentecostes. Somente os discípulos tinham esse dom de falar em línguas.
🧠 Percebam como, claramente, o dom de línguas é falar o evangelho na língua que os não crentes entendam, mesmo que o pregador nunca tenha falado ou compreendido esse idioma. Para quem vai pregar ao mundo, é necessário que o evangelho seja entendido por qualquer pessoa. E a incapacidade do pregador não pode ser um empecilho.
Por isso, na igreja, se alguém fala um idioma que ninguém entende, não faz sentido se não houver quem interprete. Orar em um idioma que ninguém compreende não faz sentido. Só quem entende será edificado. Por isso o apóstolo Paulo esclarece:
1 Coríntios 14:6 NAA
E, agora, irmãos, se eu for até aí falando em línguas, que proveito vocês terão, se eu não falar por meio de revelação, de conhecimento, de profecia ou de doutrina?
E ainda ordena:
1 Coríntios 14:13-15 NAA
[13] Por isso, quem fala em línguas, ore para que as possa interpretar. [14] Porque, se eu orar em línguas, o meu espírito, de fato, ora, mas a minha mente fica infrutífera. [15] Que farei, então? Vou orar com o espírito, mas também vou orar com a mente; vou cantar com o espírito, mas também vou cantar com a mente.
✔️ Conclusão
O dom de línguas é para pessoas que ainda não creem e que falam idiomas diferentes dos nossos. Por isso, há uma prioridade em aprender um novo idioma. O Espírito Santo concede ao pregador a capacidade de falar outro idioma em menos tempo.
Hoje em dia, esse dom miraculoso não faz tanto sentido. Podemos, antes de realizar uma missão ou trabalhar como missionário em uma terra distante, estudar o local, a cultura e criar estratégias, aprender o idioma e, com a ajuda do Espírito Santo, ser muito eficaz no trabalho de implantar igrejas — sem necessariamente depender de um dom miraculoso para aprender outro idioma, pois isso é natural de cada um. Os missionários sabem que é assim que funciona.
🤔 Um dom de línguas completamente incompreensível, que causa dúvida sobre sua origem divina, imita práticas pagãs e misteriosas — sendo que a Bíblia já é uma revelação suficiente — não pode ser de Deus. Observe que Deus quer que o evangelho seja entendido. O dom de línguas com certeza existe hoje, porém de forma diferente. Algumas pessoas missionárias, escolhidas por Deus, têm uma facilidade muito grande em aprender outros idiomas.
Nós, como verdadeiros cristãos, devemos, por amor, desejar dons verdadeiros, pedir a Deus dons que realmente edifiquem a igreja e ajudem muitos na compreensão do evangelho. Assim, poderemos ser verdadeiramente cooperadores para a honra e glória de Deus.
Comentários
Postar um comentário
Fique à vontade para perguntar e comentar