Riqueza: duas forma de pensar sobre ela

        O que é a riqueza? Algo fruto das bênçãos do trabalho, ou da exploração da miséria alheia?

Há uma dificuldade muito grande de financeiramente ser ricos. Mas alguns parecem que foram agraciados pelos céus. Suas fortunas são enormes. Seus gastos são astronômicos, e suas posses é de perder de vista.


E ainda mais absurdo é quando um mero mortal, como nós, sem herança, sem um tostão na mão, resolve fazer um pequeno negócio e de repente é milionário.


É de se pensar: "Esse aí, não sei não?! aprontou de umas. Deve ter ganhado na loteria, ou quem sabe teve alguma ajuda de algum politico. Coisa boa né não! Aqui no Brasil? não vem com essa não! Será que trabalha com traficantes?"

Sim, há riquezas de frutos das práticas ilícitas. Mas por que não podemos nos enriquecer de forma moralmente correta e dentro da legalidade? por que não acreditar nisso? Sim, podemos, enriquecer entretanto não é fácil.

Você sabe quais as qualidades de empreendedor?

Um empreendedor de sucesso deve ter iniciativa, determinação, resiliência, criatividade, visão estratégica, liderança e capacidade de organização.

É quase impossível que uma pessoa tenha todas essas qualidades, pois são encontradas em perfis diferentes de pessoas. Alguém mais introvertida não pode ser exigido dela iniciativa. Alguém distraído, dificilmente teria foco e determinação. Não é todos que têm resiliência e aguenta o baque de ver tudo dando errado. Pessoas extrovertidos, dificilmente são criativas. E alguém que tem liderança não costuma se preocupar com os detalhes, e quem costuma se preocupar com os detalhes dificilmente terá uma visão estratégica.

Para enriquecer de forma justa, moralmente lícita, é necessário, não um conjunto de habilidades, mas pessoas com diversas habilidades que se juntam em um bem comum para enriqueceram juntas. São as sociedades, e as relações de formação de network correto que da a possibilidade de adquirir poder aquisitivo. Mas há um risco aqui? Em quem podemos confiar? Se as pessoas cumprirem os seus contratos, todos iram enriquecer juntas.

Assim deveria ser na prática, mas não é garantido, requer muita sorte, ou bênçãos divinas. E nem todos podemos confiar. E muitos perdem oportunidades de ouro, por não confiar em seus sócios. E muitos se dão mal, por confiar em pessoas acima de qualquer suspeita. Mais uma coisa é certa. Sozinho ninguém terá condição de alcançar o milhão tão desejado.

Agora, em nosso país, todos mundo quer, mas ninguém pode, pos acumular bens é demoníaco, ter fortunas e do capeta. Quem é rico, cometeu algum pecado.

E para reforçar, ainda temos as ideias marxistas. No marxismo, o que manda é a luta de classe. Divide-se as pessoas em oprimido e opressor. O opressor sempre é o dono dos meios de produção e o trabalhador, a mão de obra, é sempre o oprimido. Isso faz com que ser rico se torne mais e mais demoníaco.

A questão para refletir é: "ser rico é pecado?" O que a bíblia quer dizer quando fala sobre o jovem rico, no que diz que dificilmente um rico entrar no Reino dos céus?

²¹ Jesus respondeu:

— Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro nos céus; depois, venha e siga-me.

²² Mas o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.

Mateus 19:21,22

 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque há tanta corrupção no Mundo

***Avivamento, reforma ou restauração?***

Reflexão do Jovem sobre Economia Monetária