A falácia da falsa dicotomia.

 Quando alguém argumenta que só existe duas alternativas para escolher; Rico ou pobre; direita ou esquerda; Branco ou Preto; Lula ou Bolsonaro; bem ou mal; opressor e oprimido, mas pelo lógica conclui-se outras alternativas, cuidado com esses caras.

Há certas coisas na vida que é muito mais complicado do que direita e esquerda. O extremismo nunca é o certo. Existe o meio termo com suas minúcias e as minuncias de cada lado.
A direita política é formada de conservadores e liberais, porém existem conservadores franceses, ingleses, americanos e cada um desses conservadores tem uma cosmovisão diferente de política. Há os conservadores religiosos também. Dentre os liberais existem os neoliberais, os anarcocapitalistas e os liberais propriamente ditos.
Da mesma forma a esquerda política, tem os lenilista, os estalinistas, os trostiscistas, os sociais-democráticos, os comunistas, os Gramscistas. Dependendo do País há uma gama enorme de forma de ver o comunismo marxista. E há os esquerdistas que não são marxistas.
Em tudo existe uma complexidade fora do comum que não pode ser resumido em apenas duas partes ou dois lados. Quando alguém propor para você apenas duas alternativas, fuja dele, corra! Tenha medo, pois esses estão querendo te enganar.
Procure saber os detalhes, as intrelinhas, a fonte, o "Sine Qua Non" se houver. Observe o que não querem te contar. Não caia nessas falácia da falsa dicotomia. O mundo é muito mais complexo do que podemos ver, imaginar ou pensar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque há tanta corrupção no Mundo

***Avivamento, reforma ou restauração?***

Reflexão do Jovem sobre Economia Monetária